Dicas: Harajuku,o que é?

sexta-feira, março 30, 2012


Harajuku (原宿) é o nome popular para a área ao redor da Estação Harajuku, na Linha Yamanote do Município de Shibuya em Tóquio, Japão.
Esta área é conhecida principalmente como ponto de encontro de adolescentes.
Harajuku se tornou famosa nos anos 90 devido ao grande número de artistas de rua e jovens com roupas extravagantes que se reuniam lá aos domingos.Isso terminou no fim da mesma década e o número de artistas, fãs de visual kei, rockabillies e punks diminuiu gradativamente desde então. Outro centro da moda chamativa de Harajuku são as gothic lolitas entre as subdivisões do estilo. Mas também se concentram outros como, decoras, Visual kei, e jovens com suas próprias invenções que em breve,citarei com outras postagens para entender melhor.



Bom,aqui vai algumas imagens com alguns estilos que se concentram neste lugar:


Visual kei











Esse estilo,ou melhor,movimento é chamado Visual kei,ou para abreviar,VK.Surgiu no Japão na década de 1980 e uma das características é o androgino,ou seja,a imagem acima da banda AN CAFE,são todos homens.Utilizam roupas extravagantes e/ou mais simples,existindo também subdivisões dentro mesmo do Visual kei



Uma opinião minha é que,eu também sou vk,e amo muito e pelo menos aqui no Brasil,quando digo que eles são homens (sim realmente parecem mulheres),a primeira impressão que a pessoa vê é que é gay e já começa a criticar sem motivo,sendo que nem sempre é assim.Existe gays sim,bi etc assim como outros estilos e no visual kei existe as pessoas hétero sexual.Mas para quem é homofóbico,como muitos aqui do Brasil,gay também é gente e tem talento,e a coragem de ser ele mesmo e ter também a coragem de enfrentar uma sociedade tão homofóbica como nosso país.



Bom,continuando depois sobre minha opinião,abaixo mostrarei as decoras,onde as roupas são inspiradas no 'Kawaii' (fofo em japonês)



As ruas do bairro de Harajuku, em Tóquio, ficaram mais kawaii a partir da década de 90, quando a criatividade das adolescentes japonesas resultou em uma explosão de cores e fofura na forma de acessórios e sobreposições de peças de roupas multicoloridas.
O nome é auto-explicativo: estilo decora. A palavra é uma corruptela do inglês decoration, e representa o modo de se vestir – literalmente da cabeça aos pés – das jovens que amam cores intensas , ícones infantis, brinquedos de pelúcia e tudo de meigo.



Sem necessidade de combinar as cores dos penduricalhos com o restante do visual, o mais importante do look é decorar o corpo inteiro, evitando que a produção fique com aparência de incompleta. Abuse de estampas, presilhas no cabelo, colares, pulseiras, a dupla saia & meia 7/8 fashion, camadas de roupas coloridas, acessórios de docinhos e outras fofurinhas mais.












Kigurumis



Um pijama de corpo inteiro,grandão,fofinho e que as cores mudam conforme o personagem.
Kigurumis são inspirados em personagens e bichinhos de filmes,animes,desenhos e até animais mesmo, como por exemplo Pikachu, Stitch, Tare Panda, kigurumis de Vaquinha, Gatinho e por aí vai. Os Kigurumis começaram aaparecer inicalmente nas Manbas, tornando-se uma febre no meio por causa do conforto e por ser kawaii,e também usados por Ganguros, por Decorers e quaisquer pessoas que gostem de algum personagem,até mesmo os J-rockers.









Lolitas



Lolita teve suas primeiras manifestações no fim da década de 70 e começo da década de 80. No Brasil, adotou-se também o termo japonês "Roriita", devido à restrições do Google e do Orkut (nesse, principalmente, o único termo usado é Roriita) em relação ao uso da palavra Lolita (que vem de Loli,lolicon,caras que 'gostam' de crianças,mas calma,o estilo não tem nada a ver com isso,pelo amor de deus). Inspiradas em parte na cultura kawaii japonesa e na nostalgia de outros tempos - sejam períodos históricos (vitoriano ou Rococó) ou simplesmente da própria infância - as lolitas se dividem em vários sub-estilos, sendo alguns polêmicos e de existência controversa.
Há também certa preocupação com parecer infantil, elegante ou modesta, evitando uma imagem adulta, sexualizada (independente do sub-estilo) ou vulgar. Saias rodadas no comprimento do joelho, em forma de sino e suportadas por anáguas,renda de boa qualidade (geralmente algodão), decote alto, cabelos cacheados e/ou acompanhados a uma franja reta e tecidos pouco brilhantes são comuns a todos os estilos.



Existe as subdivisões dentro do Lolita,que são:



Sweet Lolita



Classical Lolita



Gothic Lolita



Entre outros...
Existem também outros estilos como as Manbas,Ganguros etc,aos poucos vou postando cada estilo para conhecerem melhor :3


3 comentários:

Fernanda Zucolotto disse...

Não gosto muito desse estilo, é meio estranho, sei lá. Mas tá valendo.
Fernanda Zucolotto.
http://meianoiteequinze.tk

H disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
H disse...

Gostei de ter ressaltado o fato de lolita não ser vulgar independente do sub-estilo, muitas pessoas esquecem disso ;3;

Realmente muito bom o post :3

Tecnologia do Blogger.