Existe o termo "roupa vulgar"?

quinta-feira, agosto 25, 2022

 


   

 Um termo o tanto arcaico? Sim, mas que muitas profissionais pra destacar o termo elegante, tem usado! A questão é que o termo roupa vulgar, foi um termo criado por homens em mundo machista, patriarcal, para "separar" as mulheres consideradas para casar e outras para se divertir.

    Vamos voltar ao passado, o batom vermelho, a calça, um dia já foi considerada algo vulgar, onde só mulheres "da noite" usavam. Conforme a moda foi se adequando ao tempo, e também  a sociedade passou a aceitar, deixou de ser considerada vulgar, porém as roupas com decotes e ao mesmo tempo curtas, são consideradas vulgares e as profissionais dizem que remete um estilo elegante ou não  entram nos moldes da "moda" entre os estilos clássicos.



    Mas até o estilo Marilyn Monroe que já foi considerado muito "vulgar" na época, hoje é considerado algo elegante. O problema de ver conteúdos sobre "profissionais" da moda dizendo "isto é vulgar, isto é elegante" sem ao menos pensar o quanto isso problematiza mais ainda nossa sociedade machista, só da mais força, pois homens que vê esse conteúdo, logo associa que mulheres que usam roupas "curtas" em festas, são vulgares e fáceis, isso reforça mais ainda o assédio além de fazer com que outras mulheres julguem essas mulheres pela roupa.



    Você já escutou a frase " ela foi violentada, mas também estava com aquela roupa curta, pediu né?!" , " se estivesse com roupa de moça direita, isso não aconteceria ", sim o estupro e os assédios  vem acompanhados de justificativa, e o papel de profissionais da moda é não reforçar isso. 

    Quer usar termos que falem sobre proporção de imagem? Vamos lá, "o vestido em um comprimento curto, ele deixa as pernas mais grossas se esse for o desejo da pessoa, mas para afinar as linhas da coxa e da perna, o comprimento longo fica melhor" , " decote, detalhes, e comprimentos quando desproporcionais gera muita informação visual, mas se o desejo da pessoa é destacar apenas o ponto que mais gosta em si, pode usar o decote, ou o comprimento, ou uma fenda com detalhe...". Os exemplos são diversos e falta de estudo e desinteresse de muitos também, para ser bom profissional (sobre estilo elegante, etiqueta e etc), seja bom estudante (:

    Não existe "roupa vulgar", mas um termo inventado pela sociedade machista e patriarcal e aderido pela moda (gurus da etiqueta e da elegância), que contribui para a violência contra a mulher, e uma "desculpa" que os agressores usam para "justificar" o não justificável.

3 comentários:

Jovem Jornalista disse...

MUito interessante apresentar esse assunto aqui. Gostei imenso.

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está está em HIATUS DE INVERNO de 03/08/22 à 01/09/22, mas você sempre é bem vindo (a) para visitar e comentar os posts! Tem post novo! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

Lucinalva disse...

Bom dia, Be Pere
Obrigada pela visita ao meu blog, gostei muito. Sobre a roupa, acho que deve haver sabedoria ao usá-la. Um forte abraço.

Lovely disse...

I completely agree. Thanks for sharing this.
xoxo
Lovely
www.mynameislovely.com

Tecnologia do Blogger.